domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Triângulo da Existência, a Realidade e a Crise

O Triângulo da Existência, a Realidade e a Crise
Sou um humanista por convicção. Cada vez mais estou certo disso. Não tenho raiva, nem ódio de ninguém, mesmo quando sou prejudicado, depreciado e caluniado e, sobretudo, não sofro da arma dos INCOMPTENTES, o mal de INVEJA… Aliás, para mim, se os que me rodeiam (conhecidos ou não) estiverem bem na vida, melhor, e se eu os conhecer, bem melhor ainda…
Neste tempo de crise (já passei por uma, vim de mãos a abanar de Angola, sei o que é sofrer e por isso, tenho a certeza que estarei preparado), acredito que só pela união e junção de esforços das pessoas - Humanismo (foi assim na altura, muita solidariedade), poderemos ultrapassar os problemas. Problemas que fazem parte daquilo que eu chamo de Triângulo da Existência: Homem (H), Sociedade (S) e Natureza (N). Daí que, como humanista, também sei que como Homens/Mulheres só temos razão de existir se, por um lado, conseguirmos viver em Sociedade (não a actual e à qual eu chamo de intelecto-bárbara e, cada vez mais, selvagem) e, por outro, respeitarmos a Natureza (ela vai ser, mais uma vez, o nosso garante; não serão os “mercados”, esse monstro inventado pela ganância do Homem e pela estupidez da Sociedade – pessoas).
A realidade é, por isso, inexistente. Isto é, a realidade não existe, o que existem são diferentes realidades, imaginadas e vividas por cada um de nós (veja-se o estado em que estamos e o despesismo que foi este tempo de festas).
Neste sentido, se nos colocarmos, como Homens, no centro do Triângulo da Existência, o que vamos conseguir é aquilo que eu denomino uma realidade umbiguista (egoísta) e que não olha a meios para atingir os fins.
Por outro lado, se colocarmos a Natureza no centro desse Triângulo, o Homem, pouca margem de manobra terá e pouco poderá fazer, portanto, se a Natureza dominar os fundamentalismos da existência, a razão de existirem pessoas no mundo é nula.
Por fim, se exacerbarmos a Sociedade, esquecendo que ela é composta por homens que têm que viver em comunhão consigo próprios, com os outros Homens e com a Natureza, teremos aquilo que hoje existe, ou seja, diferentes realidades a que chamamos Crise: crise financeira, económica, ambiental, da família, do trabalho, do emprego, da saúde, da sustentabilidade, da agricultura, da pesca, do petróleo, dos “mercados” (este monstro sem rosto), do euro, da Europa, do mundo…
Resumindo, a crise é o resultado do fundamentalismo de qualquer um dos três vértices do triângulo da Existência que falei. Porém, para mim, a maior realidade é a crise da Educação, da Moral, da Ética, enfim dos Valores (não os materiais).
Como humanista que sei para onde vou (para a natureza) e de onde vim: de famílias pobres e humildes, mas livres e de bons costumes, que tiveram de vencer, não à custa de tudo e de todos, mas à custa de muito chá no berço (a água e as ervas da natureza não são muito caras e algumas até só dão trabalho a apanhar, pois são grátis) para poder cumprir as regras/normas da sociedade e os valores: do bem, da ordem, da justiça e do respeito pela Natureza e pela Sociedade, ou seja, pelas pessoas que a compõem, aquilo que vos posso garantir e que acredito piamente é que, a única realidade que é urgente perseguir, é a realidade da busca do Poder na Educação/Formação das pessoas. Foi isso que sempre disse e escrevi ao longo da minha vida (está publicado) e é isso que me permite dizer que a CRISE (realidade) que temos, só a ultrapassaremos se as pessoas forem Educadas/Formadas permanentemente e ao longo da vida (são coisas diferentes) e acreditarmos uns nos outros (Educação/Formação Comunitária). Não precisamos de Educação/Formação onde as pessoas são uma estatística com canudo. Precisamos, sim, é de dar poder (Empowerment) Educador/Formador às pessoas e às comunidades para que elas façam do H, da S e da N um verdadeiro Triângulo de Existência.
Fico triste e alegre (uma vez que mais vale tarde que nunca) ver alguns homens da nossa cidade, do nosso Portugal e do nosso mundo escrever e dizer, só mais tarde, algumas verdades/realidades que sempre o foram, mas que, enquanto eles tiveram poder para as alterar, nada fizeram e deixaram-se levar pelo Monstro, ou seja, pelo fundamentalismo de um dos 3 pólos do Triângulo da Existência.
Aprendamos a Desaprender e vejamos que só o H, a N e a S juntos poderão promover uma nova realidade. Essa realidade só tem um caminho: o da Educação/Formação. Acreditem que só através da Educação/Formação poderemos aprender os Valores, a Moral, a Ética, a economia… enfim, o Homem, a Natureza e a Sociedade. Comecemos, então, pela Educação e Formação dos Adultos, pois esses é que estão mal educados/formados e são um mau exemplo para as nossas crianças e jovens.
Combatamos os vícios (principalmente a inveja) e exaltemos as virtudes que existem em cada um de nós. Estudemos e trabalhemos e seremos recompensados.
Termino com esta questão:
Acham que devemos cortar despesa na Educação/Formação das pessoas?
Carlos Silvestre

Sem comentários:

 
Site Meter